domingo, 8 de junho de 2014

Judo.

Descrição da aula dia 02/06/2014

Aquecimento (Taiso)
o Judô e correr por varias direções, ao comando HAGIME toca no ombro do colega não deixa o mesmo tocar no seu ombro, em seguida troca o comando tocar no joelho. Espalhados posição de tabuleiro dos sentados todos desenvolvem queda frontal (MAE UKEMI), queda de lateral (YOKO UKEMI) e queda mesma perna mesmo braço. Prioridades de Alon

Inicio comprimento

alongamentos: Trapézio e dorso 

Desenvolvimento Imobilização: 
Honkeza Gatame (abração) – saída pelo pescoço ou pelas costas 



Yoko Shiro Gatame – uma braço abraçando o pescoço e o outro pela perna



Tate Shiro Gatame (montada) – cima do indivuduo ventre com ventre uma braço em baixo da aquisila e o outro pelo pescoço, as pernas por fora.
trás puxa fazendo a queda no mesmo. 



Finalizando Luta (por peso)

RADARI – Simulação de Luta – em duplas, pegada pela manga tentar fazer alguns imobilização no colega, após alguns minutos troca as duplas e assim sucessivamente. 
( bananinha ) Ogoshi – técnica de quadril ( projeção de quadril) 
Ossotogari – em pé frente a frente com o colega um dos pés vai do lado do pé do adversário e a perna de trás puxa fazendo a queda no mesmo.

"Rasteira"

Ogoshi

 ipponseoinage


Judo.





Judô: significa caminho suave, ou caminho da suavidade é um esporte de combate praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
O judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrinoBudokway (1918).
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (quimono), que no judô recebe o nome de judogui e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui que é composto pelo casaco (Wagui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.


Luta e regras

As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.

Koka: Hoje não é mais usado

Proibições

No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Graduações (faixas)

No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

Federações e Confederações:

- As competições internacionais de judô são organizadas pela IJF (Federação Internacional de Judô).
- No Brasil, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) organiza os campeonatos nacionais.

Golpes:
                           
Projeções 
tashiwaza  - Chão  - newaza
Mão – ipponseoinage( bananinha)
Quadril – ojoshi (chazão)
Pés – osso togari (rodão) e ashibarai (vassourinha)

Imobilizações

honkezagatame  (abração)

yokoshirogatame (100kg)

Elementos técnicos

Taiso – aquecimento

Ukemi -pegada – gola manga


Shintai – deslocamentos

Ukemis – quedas

Ushiroukemi – queda costas

Mae ukemi – queda frontal

Yoko ukemi –lateral

Zempoukemi – antebraço

Principais erros – cruzar as pernas ou juntar os péspois o equilíbrio é perdido.

Aula prática 26/05/2014
Após o Taiso com exercícios de arrastar- se e rolamentos foram feitos e exercícios de imobilizações e projeções como nas fotos a seguir

Yokoshirogatame 100 kg


Konkezagatame - abração




quinta-feira, 5 de junho de 2014

Judo.

Saudação

Seiza [正坐] é a posição sentada mais comum das artes marciais japonesas. “sei” significando “correto, adequado, verdadeiro” e “za” significando “posição sentada”.


Seiza é uma posição tradicional de se sentar no Japão (ajoelhado e sentado sobre os calcanhares. Postura a partir da qual se realiza o Za-rei (座礼), saudação cerimonial sentado. Também nesta posição realiza-se o Za-zen [坐禅], meditação japonesa, tomam-se as refeições, fazem-se as orações e cerimônias, como o Chadô [茶道] – cerimonial do chá.


Aquecimento: correndo em várias direções, obedecendo os comandos do sensei tais como sentar, deitar, correr, andar.
Posicionar lado a lado com o colega, mão na gola do kimono os dois da dupla, correndo para frente de costas para os lados. 

Rolamento:
  

Judô  conceito: caminho da suavidade, não faz força no adversário, usa a força dele para goupealo. Vem do jujutsu antigos samurais usavam a técnica de erguer o adversário e derrubá-lo com toda a força, o objetivo é furar o pulmão com a queda brusca.

Uso da queda de forma lúdica: caçadora, fada, tartaruga, criança... as crianças correm da caçadora quando são pegas elas viram tartarugas que voltam a ser crianças quando são salvas pela fada que fica parada. 

Cachorro derruba o adversário: com iniciação as quedas essa brincadeira faz com que as crianças caiam devagar e de forma aleatória ainda sem técnica.


Educativo para queda de costas: queixo no peito, balança para traz outro modo é segurando no pé e balançando para o lado e subir fazendo força pelo abdome.